Buscar
  • Eduardo Barbosa

Ciências, Esportes e Pesquisas

Atualizado: 29 de jan.

As Ciências, os Cientistas e os Esportes, estão próximos de você e da sua modalidade esportiva mais que você possa imaginar, qualquer que ela seja. Desde as atividades recreativas e não estruturadas até os esportes de alto rendimento, pesquisadores em laboratórios, estão testando ou respondendo perguntas as muitas dúvidas que temos sobre determinada ação ou movimento de exercícios ou atividades físicas.

O começo de tudo é a curiosidade, basicamente responder uma pergunta, a partir daí realizar uma série de estudos que comprovem a eficácia ou não de determinado exercício por exemplo. Poderíamos aqui enumerar vários estudos mais irei usar apenas um para ilustrar o raciocínio, o agachamento.

Uma junta de professores se perguntou, - Qual seria um único exercício, que feito em determinado número “x” de repetições com “x” quilos, seriam eficazes para um corredor de rua? Entre vários exercícios apresentado, por diversos critérios, chegou se ao agachamento, então, estes Professores, agora Cientistas, foram à campo e selecionaram diversos corredores de diferentes níveis de aptidão física, e até mesmo a falta de aptidão, e passaram a realizar os estudos. Estes estudos podem ser práticos e fisiológicos, separados em grupos controles, de ambos os sexos e dentro de uma faixa etária, podendo ser estudos qualitativos, quantitativos ou longitudinais (mais extenso no tempo) ou mesmo uma revisão de literatura já existente.

Por fim há uma conclusão, positiva ou mesmo negativa, que leva a uma recomendação, para mais estudos ou mesmo uma nova metodologia para o treinamento. Após fechamento da pesquisa o estudo é transformado em artigo científico e podem ser submetidos a publicações em revistas especializadas, de respeito na áreas de Atividades Físicas, Ciências e Esporte com a PubMed, Revista Brasileira De Ciências Dos Esportes entre outras, acessível a profissionais da áreas e a quem queiram saber um pouco mais além do conhecimento empírico.

Agora você já sabe que, por trás de todos os exercícios que você realiza na Academia, há diversos Profissionais envolvidos para que você atinja sua melhor Performance Esportiva ou simplesmente melhorar a sua saúde. Estes estudos se repetem a praticamente todas as outras áreas da saúde, e do desenvolvimento humano. Costumo dizer que “não acho nada” sobre determinado exercício, se não sei ou desconfio de sua eficácia, procuro nos estudos.


Publicação originalmente postada no Blog da Noblu Sports https://noblu.com.br/ciencias-esportes-e-pesquisas/




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo